MASSAGENS

A massagem utiliza técnicas de deslizamento e fricção para trabalhar o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético, que proporcionam a descontração do corpo e da mente, combatendo a fadiga física e mental. Os seus resultados podem ser observados ainda durante a massagem, porém, os seus benefícios para a saúde são ainda mais evidentes, quando se cria o hábito de receber massagens, pelo menos, 1 vez por semana.

Existem diferentes tipos de massagem que se concentram em diferentes partes do corpo e que são utilizadas consoante o objetivo da pessoa.

Os tipos de massagem são geralmente classificadas em quatro grupos. As massagens terapêuticas, indicadas para o tratamento de dores e disfunções, as preventivas, direcionadas para o relaxamento, manutenção do bem-estar e prevenção de lesões, as desportivas, com o objetivo de aquecimento e recuperação muscular e as estéticas, com funções modeladoras e drenantes. Dentro destes grupos, existem várias técnicas diferentes, em que podem ser usados aparelhos, óleos ou pedras quentes, por exemplo, que potenciam as propriedades da massagem.